ATLETAS DE TURIM CORREM UM QUILÓMETRO PARA CADA UM DOS 21 PRECEITOS
“A situação que estamos a enfrentar em Turim é a degradação do ambiente, duma perspetiva física e social”, disse Giuseppe Cicogna. “Temos criminalidade e um sentimento de desespero de certas classes sociais.” A sua determinação para reverter esta decadência moral levou o Giuseppe a liderar uma Meia Maratona em Turim.
Em 2014 Simone Leo, um famoso Italiano ultra maratonista e um defensor do Caminho para a Felicidade, organizou uma reunião para o Giuseppe se encontrar com o Presidente da Federação Italiana de Desportos Amadores. Esse encontro inspirou a ideia da Meia Maratona do Caminho para a Felicidade em Turim. A data foi estabelecida para novembro desse ano, com promoção para este lançamento numa cabine do TWTH noutra maratona.
A primeira Meia Maratona do Caminho para a Felicidade em 2014 ostentou o lema: “21 quilómetros para 21 mensagens de senso comum.” Cada quilómetro no percurso foi marcado por um painel de dois metros de altura exibindo um preceito de O Caminho para a Felicidade. A corrida não é competitiva, não tem classificações, tempo, ou prémios para lugares e atrai corredores de todas as capacidades e níveis de experiência.
“A corrida não é competitiva… e atrai corredores de todas as capacidades e níveis de experiência.”
O evento bem‑sucedido ganhou o patrocínio da Cidade de Turim e do governo do Distrito 7 de Turim. A primeira corrida teve 260 corredores, no ano seguinte participaram 300 corredores. Mais patrocinadores vieram a bordo em 2016, incluindo o Presidente da região de Piemonte em que Turim é a capital e o governo do Distrito 5 de Turim, e participaram 465 corredores.
Em 2017, a palavra espalhou‑se e o Distrito 6 em Turim também queria. Reconhecendo que o percurso da maratona atravessa pelo seu distrito, eles insistiram que eles também fossem listados como patrocinadores para isso, o que atraiu 500 corredores.
A mensagem de O Caminho para a Felicidade agora alcança atletas e assistentes ano após ano, e milhares mais através da TV, imprensa e mass media on‑line a relatarem sobre a corrida — tudo a enaltecer Turim e a região.
FACTOS
O NOSSO AMBIENTE
Os seguintes factos são as razões pelas quais devemos cuidar do nosso ambiente.
27%
dos recifes de corais
em todo o planeta foram destruídos
80%
DAS FLORESTAS
já desapareceram, com outros 375 quilómetros quadrados destruídos todos os dias
685
HECTARES
de solo produtivo tornam‑se deserto a cada hora
1,8
MILHÕES DE MORTES
todos os anos são causadas por água insegura e doenças relacionadas com a água
55
MIL MILHÕES DE TONELADAS
de energia fóssil, minerais, metais e biomassa são extraídos todos os anos a partir da terra
AJUDE A RESTAURAR A CONFIANÇA
A Fundação Internacional O Caminho para a Felicidade trabalha para reverter a decadência moral da sociedade ao restaurar a confiança e honestidade através da ampla distribuição dos 21 preceitos. Os donativos apoiam a produção e distribuição do folheto e do currículo de O Caminho para a Felicidade.